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Entender a margem de lucro é algo crítico no âmbito do gerenciamento financeiro saudável. Ganhar lucro é o objetivo de toda atividade comercial. Ao mesmo tempo, é importante que o negócio não apenas tenha receita, mas que também seja lucrativo. A lucratividade pode ser expressa em termos financeiros, ou seja, em valor de moeda ou em porcentagem. No entanto, antes de você pegar uma calculadora e fazer os cálculos matemáticos, é essencial se familiarizar com certas fórmulas e métricas.

Qualquer pequena empresa com baixo custo-benefício não poderá crescer. Certamente, muitos empresários concordam com esse estado de coisas. Ainda assim, se você se esforçar para obter uma evolução comercial, precisará aumentar a margem de lucro bruto e, mais importante, aprender como fazer isso.

O que é e como calcular a margem de lucro?

Este termo se refere a uma métrica que você pode usar para ver quanto dinheiro sua empresa está fazendo. Ela mede quão bem você usa os ganhos para pagar as despesas. Em outras palavras, determina qual porcentagem da receita sua empresa mantém.

Você pode usá-la para acompanhar a saúde de sua empresa e tomar melhores decisões de negócios. Às vezes, ela é confundida com o lucro líquido, mas há uma diferença entre lucro e margem de lucro. Para encontrar seus lucros, subtraia todas as despesas do total de ganhos.

O lucro mostra o valor em real que sua empresa mantém, após os custos, não a porcentagem. Mas então, como calcula a margem de lucro?

A fórmula é simples e ajuda você a manter suas finanças sob controle. Existem três etapas para calculá-la:

  1. Determine o lucro líquido (subtraia o total de despesas da receita).

  2. Divida o lucro líquido pela receita.

  3. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.

Como melhorar a margem de lucro?

Para uma margem de lucro maior, talvez seja necessário fazer algumas alterações. Você precisa reduzir custos e aumentar as vendas. Para diminuir seus custos:

  • Corte ofertas que não vendem. Esses itens ocupam espaço e não são convertidos em reais.

  • Altere fornecedores. Pesquise outras opções para ver se você pode obter um melhor negócio de um fornecedor diferente.

  • Reduza o desperdício. Não compre itens desnecessários e reduza as despesas comerciais, procurando soluções alternativas para os processos atuais, como um escritório sem papel, por exemplo.

Para aumentar suas vendas:

  • Livre-se do inventário antigo vendendo itens por menos.

  • Aumente seus preços. Se você usou a mesma estratégia de preços desde o primeiro dia, talvez seja hora de aumentar os preços para que correspondam à sua experiência.

  • Melhore a retenção de clientes.

  • Envolva-se nas mídias sociais e use estratégias de venda cruzada para manter os clientes atuais.

Aposte neste dado.

A margem de lucro pode ajudá-lo a ver os resultados de suas decisões de negócios. Use essa métrica nas pequenas, médias e grandes empresas para avaliar o progresso e a saúde de sua empresa. Assim, você pode traçar planos para ganhar mais receita e até elevar o empreendimento a outro patamar.

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